sábado, 29 de novembro de 2008

Just Peanuts

Durante 50 anos, entre 1950 e 2000, Charles M.Schulz criou, escreveu e, inclusive, desenhou as legendas, de uma das comic strips mais queridas do público - os Peanuts.

A tira diária começou em jornais, de apenas sete cidades, Washington, Chicago, Minneapolis, Allentown, Bethlehem, Denver e Seattle.

Quando terminou, um dia após a morte de Schulz,
a série era distribuida por 2600 jornais
de 75 países e traduzida em 21 línguas.

O autor dos Peanuts, Charles M. Schulz, criou alguns dos personagens mais populares da história das Bandas Desenhadas para jornais e desenvolveu a técnica de fazer pequenos relatos
em quatro ilustrações, nos diários, ou em meias páginas, nos suplementos de fim-de-semana.





















Snoopy, um dos mais famosos cães dos Quadrinhos, é um beagle que começou por ser apenas o animal de estimação de Charlie Brown, a personagem principal, mas que foi ganhando terreno, tendo-se tornado o desenho mais emblemático da série.
Os seus outros companheiros são Franklin, Lucy Van Pelt, Linus Van Pelt, Peppermint Pepper e Sally Brown..



Charlie Brown é um herói muito sui generis, pois associa
uma timidez extrema, com falta de auto confiança, nervosismo,
e uma total inabilidade para fazer voar um papagaio de papel,
ganhar um jogo de baseball ou de futebol.


Schulz, para além
dos elevados rendimentos
auferidos com a sua criação, ultrapassou
1 bilião de dólares
de Direitos de Autor
pelo Merchandise
dos seus bonecos.














Peças de vestuário, como t-shirts, pijamas, bonés,
ou escolares, mochilas, cadernos, dossiers, e ainda, relógios, peluches, jogos, máquinas fotográficas e acessórios de moda, são apenas alguns dos milhares de artigos que, com a chancela Peanuts, e utilizando principalmente o Snoopy, nos surgem em todo o lado, para todos os públicos.












Como com facilidade, se comprova pela meia página acima, a estilização dos personagens evoluiu bastante com o decorrer do anos, tornando-se aparentemente mais simples, com grande depuração gráfica.















Essa maior depuração facilitou a adaptação dos
bonecos às peças tridimensionais e aos filmes de animação, que no Cinema e na Telvisão, ampliaram o êxito global dos Peanuts.

Os Peanuts é considerada a mais longa história, alguma vez contada
pelo Homem, já que durou 50 anos, sem interrupções.
Muitos dos temas escolhidos abordavam a Literatura, Arte, Música Clássica, Teologia , Medicina, Psiquiatria, Desporto ou Leis.
Foram vários os Prémios ganhos destacando-se 2 Peaboy Awards, 4 Emmys e a atribuição de uma Star Hollywood no Walk of Fame.
Alguns sponsors habituais, como a Coca Cola, a Kellog's ou a McDonald's, criaram um Museu, com todos o personagens Peanuts, que assim poderão ser vistos por muitos e bons anos...
Existe ainda um Musical e várias longas metragens dedicadas ao tema.

3 comentários:

  1. Peanuts, Tim Tim, Patinhas, Super-Homem, Mónica... E a Mafalda? Não queres tecer umas considerações sobre o trabalho do Quino?

    A homónima

    ResponderExcluir
  2. Prometo um post, hoje mesmo, sobre o Quino e a Mafalda, e não só...Já apareceram inclusive desenhos dele no"Galo". Só ponho uma condição, que de anónima e homóloga passes a ter nome mais completo, porque essa da homóloga presta-se a confusão.

    ResponderExcluir
  3. Lapsus linguístico...onde está homólogo, leia-se homónimo, please.

    ResponderExcluir