terça-feira, 25 de novembro de 2008

Le Palau de la Musica Catalana


Hoje de manhã, fui apanhado no cruzamento de mails de dois vieux amants, que me dão a honra de serem meus amigos.
Descontando os lembras-te quando eu? ou os tão felizes que nós eramos...o tema abordado, Le Palais de la Musica Catalana, interessou-me, e aqui estamos nós...
Le Palau de la Musica é mais uma jóia arquitectónica, numa cidade, Barcelona, ela própria um diadema, em que cada pendente ofusca o brilho do anterior e é ultrapassado pelo seguinte, numa sucessão de edifícios, ruas e bairros, capazes de nos surpreenderem a cada passo.


Le Palau é um Auditório de Música, construido entre 1905 e 1908, no Barrio de La Ribera, em que o vidro policromado, as paredes de vidro, as estruturas de ferro, os mosaicos e vitrais, e grupos esculturais arrojados, se entrecruzam numa manifestação interdisciplinar de grande técnica e modernidade.
Encomendado pelo Orfeó Català, ao Arquitecto Domènech, esta obra viria a ser considerada pela Unesco, Património da Humanidade, em 1987.









Lluis Domènech i Montaner,
Arquitecto Catalão,
nasceu em Barcelona em 1850,
vindo a morrer em 1923.

Deixou nesta cidade, trabalhos impressionantes,
onde se destacam os exemplos
da Casa Thomas,
da casa Lléo i Morera,
da Fonda España
ou da Casa Fus



Os estudiosos da sua Obra dizem, contudo, que foi em El Hospital de San Pablo que o talento e a criatividade de Domenech mais se manifestaram, sendo este habitualmente considerado o seu trabalho mais ambicioso, onde a modernidade da sua estética atinge o máximo de maturidade.

Agora não se esqueça... na próxima visita a Barcelona,
pode ir às Ramblas e ao Barça,
flanar pelo Paseo de Gracia e visitar o Barrio Gotico,
descer à Barceloneta ou subir a Sagrada Família

...mas não pode deixar de apreciar os edifícios deste Grande Arquitecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário