terça-feira, 4 de novembro de 2008

It's a Bird, it's a Plane? No, is Superman !!!

Começo por confessar que os Comics norte-americanos de Superheróis, não estão entre as minhas preferências, no terreno da Banda Desenhada.
Ver aqueles matulões musculados, Batman, Spiderman, Robin, vestidos de fatos de lycra justa, não enche as minhas medidas.
Mas, o Superman, como ícon do American Way of Life, salvador dos pobres e oprimidos, ainda por cima, na noite em que se decide se o novo Salvador é o SuperBlackman ou o SuperOldman, faz todo o sentido.



Superman foi criado por Jerry Siegel, argumento, e Joe Schuster, desenho, e viu a luz do dia, pela primeira vez em 1934.








A história, não muito original, retrata uma dupla identidade como é habitual, nestes casos.
O tímido e desajeitado Clark Kent, transforma-se no nosso superherói, vindo do distante Planeta Krypton.
Lois Lane é a arguta colega jornalista, apaixonada pelo protagonista e Jimmy Olsen, o jovem fotógrafo do Daily Planet.



Em 1938, Superman teria direito a uma Revista própria,
da Action Comics que se transformaria, mais tarde,
na DC Comics.



Muitos foram já os desenhadores que produziram novas histórias do Superman, depois de Schuster, como, por exemplo, Wayne Boring, Cur Swan, Kurt Schaffenberrger, Neal Adams,o meu favorito, Jose Luis Garcia-Lopez, John Byrne, Dan Jurgens e Mike Grell.







Como é costume, o Herói, perdão, o Superherói, tem o seu calcanhar de Aquiles, neste caso uma substãncia chamada Kryptonite.




Nos Anos 50, foram feitos os primeiros Filmes em episódios, nos Anos 60 foi a vez da Televisão e só, nos Anos 70 seria a vez de Christopher Reeve, o mais popular Superman até aos nossos dias.














Por isso a próxima vez que veja algo estranho no céu,
preste bem atenção - pode ser o Superman.

2 comentários:

  1. Johnny, hoje é o dia do vai-ou-racha, de modo que como não tenho uma opinião formada sobre super-heróis, vou-te deixar com a opinião de um senhor que é 'parte interessada':

    Superheroes fill a gap in the pop culture psyche, similar to the role of Greek mythology. There isn't really anything else that does the job in modern terms. For me, Batman is the one that can most clearly be taken seriously. He's not from another planet, or filled with radioactive gunk. I mean, Superman is essentially a god, but Batman is more like Hercules: he's a human being, very flawed, and bridges the divide.

    é este senhor aqui:
    Christopher Nolan
    e se estiveres para aí virado podes ler o resto das opiniões dele aqui:
    ai que esperto que eu sou

    P.S. Tiraste sucessfully as letrinhas. Parabéns. :)

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que as letras já se foram...Quanto ao Nolan já sou fâ dos ambientes góticos do sujeito !

    ResponderExcluir