terça-feira, 11 de novembro de 2008

Morte em Veneza

Este é um filme, um dos mais belos que vi em toda a minha vida, que trata das coisas do Desejo e da Morte, do nascimento do Desejo, do desejo da Morte.
Gustav von Aschenbach, numa interpretação notável de Dirk Bogarde, compositor em viagem por Veneza, entra no turbilhão do desejo, da paixão, quando se cruza como o jovem, e belo, Tadzio.
O patético de um homem idoso tentar por todos os meios, maquillage, pintura do cabelo, fazer diminuir o fosso de idades entre si próprio e o objecto amado, é aqui apresentado com a mestria que só o aristocrata Luchino Visconti, com a sua mestria e sensibilidade, conseguiria alcançar.





A música de Mahler percorre todo o Filme acentuando o clima de obsessão, esperança, desespero, que irá culminar, que outra opção? na Morte.

Baseado no livro homónimo de Thomas Mann, esta película junta-se a várias outras obras de Visconti, dignas de pertencerem a esta secção de Filmes da Minha Vida.
Senso, Obsessão, Belíssima, Violência e Paixão, Luís de Baviera, são alguns dos títulos que, é bem possivel, um dia , aparecerão aqui pelo"Galo".













3 comentários:

  1. É obrigatório não esquecer o sumptuoso estudo sobre a corrupção humana - OS MALDITOS.
    Prometido?

    ResponderExcluir
  2. Deixar em branco "Os malditos",La Caduta degli Dei, foi realmente imperdoável...como compensação prometo, para além desse, um post especial acerca do Helmut Berger. Estou perdoado?!?!?

    ResponderExcluir