Gustav von Aschenbach, numa interpretação notável de Dirk Bogarde, compositor em viagem por Veneza, entra no turbilhão do desejo, da paixão, quando se cruza como o jovem, e belo, Tadzio.
O patético de um homem idoso tentar por todos os meios, maquillage, pintura do cabelo, fazer diminuir o fosso de idades entre si próprio e o objecto amado, é aqui apresentado com a mestria que só o aristocrata Luchino Visconti, com a sua mestria e sensibilidade, conseguiria alcançar.
A música de Mahler percorre todo o Filme acentuando o clima de obsessão, esperança, desespero, que irá culminar, que outra opção? na Morte.
Baseado no livro homónimo de Thomas Mann, esta película junta-se a várias outras obras de Visconti, dignas de pertencerem a esta secção de Filmes da Minha Vida.
Senso, Obsessão, Belíssima, Violência e Paixão, Luís de Baviera, são alguns dos títulos que, é bem possivel, um dia , aparecerão aqui pelo"Galo".
É obrigatório não esquecer o sumptuoso estudo sobre a corrupção humana - OS MALDITOS.
ResponderExcluirPrometido?
Deixar em branco "Os malditos",La Caduta degli Dei, foi realmente imperdoável...como compensação prometo, para além desse, um post especial acerca do Helmut Berger. Estou perdoado?!?!?
ResponderExcluirCOMPLETAMENTE!!!!!
ResponderExcluir