terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os Pássaros

Inspirado numa série de contos de Daphne du Maurier, também autora de Rebeca, mas reescrito na sua totalidade pelo argumentista Evan Hunter, este filme é um dos mais importantes de toda a filmografia de Alfred Hitchcock, o que não quer dizer pouco.
Três anos antes, em 1960, tinha sido o êxito de Psycho, para muitos a obra inultrapassada de Hitch, e todos esperavam o que viria a seguir.



The Birds, Os Pássaros, contava com uma estreante, Tippi Hedren, como protagonista, no papel de Melanie Daniels (como curiosidade fica o facto de Tippi ser a mãe de outra Melanie, a conhecida Melanie Grifitth ), o galã era Rod Taylor, na altura muito na berra com a série televisiva Hong Kong, e ainda Jessica Tandy, como sua Mãe.

Em contraste com a grande maiorias dos Filmes hitchcockianos, neste não existe nenhum assassino, mas o Mistério, o Medo e o Suspense, em que este realizador era Mestre, estão lá bem presentes.
Durante toda a projecção não se ouve qualquer música, mas apenas ruídos de pássaros, o que ajuda ainda mais a manter todo o clima de pavor psicológico que se vai agravando, num crescendo, até ao final
A história é, na aparência, bem simples e conta-se em duas palavras.
Melanie, a bela e esguia Tippi Hedren, está numa loja de animais, Davidson's Pet Shop, na pequena cidade de Bodega Bay, quando conhece Mitch, o másculo Rod Taylor, por quem desde logo fica interessada.
Só que as coisas em vez de seguirem o caminho óbvio do romance, trilham percursos menos habituais...
( Como de costume, Hitchcock faz a sua breve aparição no Filme, ao sair deste estabelecimento com uns cães pela trela).



Os figurinos são de Edith Head
e aproveitam a beleza física
e elegância da actriz principal,
até aí modelo de Moda.













Os pássaros da região começam a juntar-se em
grandes grupos e, em simultâneo, a ficarem
cada vez mais violentos,
espalhando o terror na localidade.
E mais, o"Galo" não revela...















O Filme, aliás Tippi, viria a ganhar
o Óscar para a Melhor Revelação Feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário