sábado, 8 de novembro de 2008

The X - Files, the Truth is Out There

Ficção Ciêntifica, Drama, Terror, Mistério e Thriller são cinco géneros, que se juntam em quase todos os episódios de uma das minhas séries televisivas cult, os X- Files, Ficheiros Secretos, por estas bandas.
Logo na primeira vez que vi os agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully, a paixão irrompeu, instântanea. E ir-se-ia prolongar por várias temporadas, seis ou sete, já que nas últimas duas, a nossa relação já estava muito degradada e a paixão esmorecida.
Quanto a mim, grande parte do êxito desta série deve-se ao acertado do casting, com David Duchovny e Gillian Anderson, nos papéis das suas vidas.

A tensão sexual entre os dois é permanente embora, quase sempre, se tratem, com respeito, por Mulder e Scully.











Chris Carter , californiano de gema, o que mais poderia ser? farto de escrever comédias televisivas, sem grande sucesso , e inspirado num relatório que afirmava que 3,7 milhões de americanos tinham sido raptados por alienígenas, teve a ideia base que iria originar a série, que tanto sucesso lhe traria.






Os personagens secundários como o Cancer Man ou Malboro Man,são também muito importantes, no desenrolar das teorias da conspiração, com activistas visionários, quadros superiores do FBI, seres com características fisicas excepcionais e tudo o que ocorreu à imaginação de Carter, primeiro, e mais tarde, de Glen Morgan e James Wong, autores de muitos dos episódios da série.







A Música-Tema é outro desarrincanço, bastando uns simples acordes para nos transmitirem toda a ambiência pretendida.

















Mulder e Scully, têm, cada um, um importante papel no imaginário Pop,
com presenças constantes em séries como The Simpsons,
em Cartoons, Merchandising e todas as outras aplicações comerciais
que só os fenómenos de popularidade atingem.


O declínio da série, começou com a tentativa de David Duchovny iniciar uma carreira no Cinema, que não viria a resultar, à sua ausência, cada vez maior, da maioria dos episódios e a um certo cansaço dos argumentistas que, a partir de determinada altura, enveredaram pelo Horror, puro e duro, a milhas das ideias iniciais.





Também, as tentativas de transposição da série
para o grande ecrán, não trouxeram nada de novo, continuando a ser nas primeiras temporadas de Televisão
que os melhores momentos X - Files permanecem.
Os Ficheiros Secretos venceram
vários Globos de Ouro, Emmys e Peabody.

2 comentários:

  1. Hehehe, João tens 'mais um' leitor, mas infelizmente continuo a ser eu....

    Os X-Files foram muito inovadores quando surgiram, gostei. :)
    O David Duchovny é um actor muito versátil, ele tanto fazia soft-porn com um Zalman Qq.coisa, como thrillers fabulosos ('Kalifornia' com o Brad Pitt e a Juliette Lewis) ou comédias muito engraçadas ('Connie and Carla' com aquela australiana fabulosa Toni Colllette), até séries como 'Kalifornication', que é absolutamente de gritos e já andou por aí nos canais de cabo, creio eu.

    Ela é muito bonitinha, género 'petite', mas como actriz interessa-me menos.

    Já há por aí um spin-off da série em formato faeture film ('The X Files I Want to Believe (2008)'), referência IMDB aquimas ainda não tive tempo para espreitar....

    ResponderExcluir
  2. O Kalifornication passa na 2, se não estou em erro.Eu pelo menos já vi, mas não tenho a certeza do canal...

    ResponderExcluir